terça-feira, 27 de setembro de 2011

SÃO CAETANO ONTEM!

São Caetano é o santo da providência do pão e do trabalho.

Maria Marta Barbosa dos Santos,72 anos.

Tem 32 anos que mora em São Caetano. Dona Marta como gosta de ser chamada,conta que  quando chegou aquir o bairro não era desenvolvido,havia poucos moradores na rua em que a mesma morava rua Fonte da Bica de Cima,mas antigamente era chamada de Vista Bahia Feira .A Paroquia era feita de maderite,parecia mais uma capela.O comercio era muito fraço,pois só havia uma padaria e uma lojinha que vendia de tudo um pouco.Renato Shindlei promovia cursos de tecelagem,tapecaria,bordados.E todo més ele distribuia cesta basica para as pessoas carentes. Hoje onde se encontra a garagem da empresa de ônibus Tropica,era uma fábrica de óleo cujo nome não lembro no momento,depois passou a funcionar uma serraria anos depois foi vendido para a empresa de ônibus ITT.Hoje conhecida como Tropical.

São Caetano é um dos maiores subdistritos de Salvador (Bahia), localizado na área do alto do subúrbio. São Caetano domina uma grande área, sendo o mesmo o 4º maior subdistrito de Salvador com 450.000 habitantes abrangendo uma área que vai do Largo do Tanque até Campinas de Pirajá.
São Caetano possui outros bairros; Capelinha de São Caetano e Boa Vista de São Caetano. Chegando a 135.000 habitantes. O comércio de São Caetano vem se desenvolvendo muito, com destaques para lojas de movéis, eletrodomésticos e supermercados.
Hoje o subdistrito possui ainda a 4ª Delagacia de Polícia e o 8º Centro de Saúde. Nele estão situados os colégios estaduais Luis Pinto de Carvalho, Des. Pedro Ribeiro, José Barreto, Edison Carneiro,Assis Chateaubriand, etc. São Caetano é caminho entre a Liberdade e Pirajá.

Quando crescir fui  estudar no Colégio José Bonifacio.Esse Colégio foi o 1º de São Caetano.Minha mãe conta que quando ela construio a nossa casa teve que pegar as madeiras na Barragem de Ipitanga em Portão”. Terezinha Alves Cruz,67 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário