terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESTRADA DA LIBERDADE OU DAS BOIADAS?

Acha-se a cidade da Bahia em uma penisula,em um dos lados da qual é banhado pelo oceano Atlântico e outro pelas águas do interior da grande anseada que lhe deu o nome .recebendo mantimento dos portos do reconcavo e também do mar ,recebe-os por uma grande estrada,a mais antiga do Brasil,que parte da cidade,procurando a direção Norte e é traçada pela chã,ou regiao altas das terras que constitui a penisula.

os independentes (tropas brasileiras) vinheram ascentar o seu acampamento nas base da penisula,de modo a tomar o leito da ESTRADA DAS BOIADAS,e logo estenderam as suas linhas de um e outro lado,para as duas águas ,fechando todo o acesso á cidade por via terrestre.

É assim descrito por Braz do Amaral o cerco inicial da Bahia,onde se achavam as tropas e os representantes do governo Portugues ,que se recusavam a reconhecer a independência do Brasil ,já proclamada por Dom Pedro.

O batismo estrada das boiadas si refereido vem dos tempos em que o abastecimento de carne da cidade se fazia a partir do Barbalho:”foi cchamada inicialmente das boiadas ,por entrarem por ela todas as que dos sertões descem para a Bahia” na quele bairro existe todo um conjunto de ruas cujo nomes esta ligado a atividades do comercio e abate do gado.Foi ali que se hasteou pela primeira vez na Bahia a Bandeira brasileira,pelo Alferes José Adrião,na fortaleza do Barbalho,sendo saudado”com dois tiros de peça”.

Está é a mesma estrada da liberdade ,assim conhecida desde que por ela chegavam a tropas nacionais que expulsaram os portugueses,avancando por ali  no dia dois de julho de 1823, até alcancarem o terreiro de jesus,postando-se diante do templo que hoje é a Catedral Basilica,antes de irem se aquertelar em diversos pontos da cidade,alguns contigentes ocupando conventos e seminários,por faltar de instalações militares suficientes.

“Nasci e me creie aquir a minha casa foi a 1º da estrada das boiadas. Minha mãe conta que a estrada das boiadas era de barro com muito mato, era chamada de boiada porque passava muito boi assim falava minha mãe. O meio de transporte era o bagajero, havia muita dificuldade de transporte.Minha mãe lavava roupa de ganho e pegava água de ganho também.Havia muita árvores de frutas tais como ;jaqueira,mangueira,cajueiro”.  
Terezinha Alves Cruz,67 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário