terça-feira, 27 de setembro de 2011

LEMBRANDO EPISÓDIOS:Lugar histórico

O local onde hoje esta o Bairro de São Caetano era a fazenda Agomé. último reduto dos portugueses durante a luta pela independencia.lá foi travada a ultima batalha da independência e no local onde hoje se encontra o parque S.S Schindle foram encontradas balas de canhão quando na construção a das instalações.O bairro começou a crescer em função da antiga estrada das boiadas  para Feira de Santana e depois com a pavimentação e  elemento armado feito na intervenção de Juracy Magalhães no estado .
Com facilidade de ascesso e com as dificuldades de moradia nos anos 40 e 55. O bairro cresceu muito. Nessa época ocorreram as principais invasõesd a cidade,como Perovas ,Jardim Cruzeiro,Alagados. São Caetano instalou algumas da primeiras industrias da cidades cerâmica,sabão,cera,óleo vegetal.Também em São Caetano foram construidas as primeiras casas populares  pelo senhor renato schindle .com financiamento do ex-IAPE.Ja no governo de Otavio Mangabeira foi instalada a rede de água facilitando ainda mais as necessidades dos moradores .

2 comentários:

  1. Marcia
    gostei muito de sue blog, como tive ele como referencia descobrir muitas outras histórias de São Caetano, trambem fiz o meu com ajuda de Juliana, e suas contribuiçoes, valeu mesmo, a gente se vê. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Sinto falta das fontes de pesquisa , no mais tá maravilha.

    ResponderExcluir