segunda-feira, 26 de setembro de 2011

POLUIÇÃO MATOU O RIO CAMURUJIPE

"Pegavamos água no riacho que descia onde hoje é a descida da Baixa do Camurujipe.Esse riacho era o rio Camurujipe,rio de águas cristalinas e saborosa,quando minha mãe lavava as roupas branca ficava alva como coco.Nessa descida era uma fazenda cujo nome não lembro ,mas sei que o dono era doutor Adilson,homem  generoso e diexava que a população pegasse água no riacho que cortava a fazenda”. 
 Terezinha Alves Cruz,67 anos.

                           (Foto meramente ilustrativa  Google imagens)

Dos grandes rios que cortavam a cidade no sentido oeste-leste, nenhum deles oferece condições de balneabilidade e piscosidade, muito menos de potabilidade. Tomar banho ou beber de suas águas é altamente arriscado para a saúde. O maior deles, o Camurugipe, percorre 14 quilômetros, desde a sua nascente, em Boa Vista de São Caetano, até a foz, na Praia do Costa Azul, num trajeto de intensa poluição, causada, principalmente, por despejos dos esgotos residenciais de dezenas de favelas que existem dos dois lados de suas margens.

O Camurugipe já foi um dos principais mananciais de abastecimento de água da cidade, até a década de 70, quando o último dos seus diques, o do Calabetão/Mata Escura, foi fechado, por ter se transformado em uma imensa bacia de esgotos.

O Rio Camurujipe hoje 2011.

                                          
“O Rio Camurujipe era limpo por demais! Tinha até peixe, lavavamos roupa com essa água que servia para tudo em casa.Saiamos todos os dia às 5 h da manhã para pegar água na Fonte da Bica ou na Fonte das Pedreiras”.   Maria Marta Barbosa dos Santos,72 anos.

                                                              
                                                                Fonte da Bica


                                                  Hoje transformada pelo homem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário